6.4.14

Arte: Tafulhar
  José Eduardo Testahy dos Santos Júnior*


            Fundado em 1941, pela professora Maria Estephânia de Carvalho e pelo seu esposo Zeno Bellido de Carvalho, o Colégio São Gonçalo é sinônimo de inovação. Foi a instituição de ensino particular de São Gonçalo que idealizou o desfile cívico de 22 de setembro – data em que se comemora a emancipação política da cidade – e foi o pioneiro em disponibilizar transporte escolar próprio para seus alunos.


            A ideia, em disponibilizar transporte escolar, surgiu devido à grande extensão territorial de São Gonçalo, composto por 92 bairros, e a dificuldade de acesso ao transporte público pelas crianças e jovens. Isto gerava ociosidade na quantidade de matrículas do colégio. Para solucionar o problema, o diretor e um dos donos, Helter Barcellos resolveu adotar o transporte escolar em meados da década de 1970. 

"Lembro-me bem de quando criei as rotas do Colégio São Gonçalo. Era na época da segunda crise mundial do petróleo, na década de 1970. O Colégio comprou cinco ônibus a prazo da (empresa) 1001. Eram ônibus usados. Quatro andavam pelas quatro primeiras rotas: Dr. March, Porto Velho, Alcântara e Mutuá. Um ficava de reserva para qualquer enguiço dos demais. Não se pagava nada. Os ônibus eram inteiramente grátis. Chamaram-me de louco. Como, numa época em que os combustíveis subiam loucamente eu tinha a loucura de oferecer de graça algo que estava se tornando cada vez mais caro. Certamente eu iria falir! Não levavam em conta que o Colégio tinha uma grande ociosidade e que o preenchimento dessa ociosidade daria para pagar toda a despesa e o investimento e ainda nos daria um belo lucro. Eu havia calculado tudo. Resultado: em dois anos o Colégio estava pondo aluno pelo ladrão... Aí todos os outros colégios aderiram ao transporte escolar para não perder a concorrência. Eu me divertia muito,  pois todos aqueles que riam de mim agora seguiam meus passos. Infelizmente a avareza dos meus colegas de direção do colégio levou-nos a terminar com a gratuidade integral do transporte. Eles sempre estavam pensando em ganhar mais... Posteriormente, quando saí da escola em 2005 resolveram, logo após, acabar com o transporte. E acabaram com o Colégio. Pena ! A burrice e a ganância das pessoas acabam com coisas bonitas como a história do transporte escolar do CSG". (Prof. Helter Barcellos, ex-diretor e um dos donos do Colégio São Gonçalo).

            Cinco ônibus usados foram comprados à prazo da Auto Viação 1001. Inicialmente, eles eram inteiramente gratuitos, o que atraiu novos alunos e manteve os que já estavam matriculados. Quatro deles faziam suas rotas pelos diferentes bairros, enquanto um servia de reserva caso algum deles enguiçassem:

Centro – Barreto
Centro – Porto Velho
Centro - Mutuá
Centro – Alcântara


As rotas que fizeram parte da história do Colégio São Gonçalo e do Brasil

Metropolitana 1970 - na época que pertencia à 1001

Ciferal Urbano 1976 – época em que  pertencia à 1001

Metropolitana 1970 - Como Oficina - em seus últimos anos no Colégio São Gonçalo. Detalhe para a grade do motor substituída por outra fabricada na própria oficina do Colégio, após se chocar com um poste. O pára-choque resistiu bravamente e o para- brisa não quebrou.


            Em poucos anos, a demanda aumentou consideravelmente, havendo a rápida necessidade de adquirir mais ônibus. Para que a manutenção fosse confiável, também se criou uma oficina própria, localizada atrás do clube Tamoio. Isto também reduziria os custos com a manutenção, pois lá se faria absolutamente tudo: mecânica, pintura, borracharia, abastecimento e depósito de diesel, adquirido em grande quantidade, diminuindo o preço do combustível e eliminando o risco de ficar refém dos preços mais caros dos postos de combustíveis convencionais. 

Movimentação das rotas saindo do Centrinho

            Através das unidades Gonçalão (sede), Neves, Centrinho e Gonçalinho, o Colégio São Gonçalo chegou a ter cerca de 25 ônibus, conseguindo abranger praticamente todos os bairros da cidade de São Gonçalo e até alguns de Niterói, como Centro e Icaraí. Entre vários modelos, alguns foram considerados raridades nacionais no cenário da busologia, como o Metropolitana fabricado em 1970 do primeiro lote comprado pela 1001 – chegando a fazer a rota 1 e 3 - e funcionando como Rota Oficina nos últimos anos. Seu potente motor LPO-344 o possibilitava rebocar com grande facilidade as rotas que enguiçavam. Para isso foi feito um engate na sua traseira, ali era encaixado uma peça que o ligava à rota enguiçada, para ser levado à oficina.

Oficina do Colégio São Gonçalo - atrás do clube Tamoio

Garagem do Colégio São Gonçalo em seus últimos dias de funcionamento - atrás do Clube Tamoio

Engate do Metropolitana 1970 para rebocar os demais ônibus
            Entre outros modelos notáveis estavam o Ciferal Urbano 1976, Ciferal Tocantins 1978, Caio Gabriela 1979 e Ciferal Alvorada (curto) 1986. Outro mais comum era o Ciferal Alvorada  (rota 1).

Ciferal Alvorada - na foto ele já havia sido vendido - fazia a rota 1

Ciferal Urbano  - 1976 – próximo à Oficina


Ciferal Tocantins 1978

Caio Gabriela 1979 – na foto ele já havia sido vendido – fazia a rota 6

Ciferal Alvorado (curto) 1986 - fazia a rota 11 - na foto ele já havia sido vendido a uma Igreja de São Gonçalo
            Os últimos modelos adquiridos foram cinco unidades do modelo Marcopolo Torino (1993). Com a crise do Colégio São Gonçalo a partir de 2008, alguns foram vendidos aleatoriamente para pagar motoristas, monitoras e mecânicos. Em janeiro de 2010, todos eles foram vendidos. Com isso, a quantidade de alunos reduziu drasticamente. No final do mesmo ano, cerca de 500 alunos estavam matriculados (número muito inferior aos cinco mil dos anos anteriores). Sem saída e com muitas dívidas, o Colégio São Gonçalo fechou suas portas.

Marcopolo Torino 1993 - repousando na garagem do Colégio - este fazia a rota 5
            Vários ônibus foram comprados pelo Ricardo Pericar. Alguns foram revendidos para igrejas de Nova Iguaçu e Queimados. Um foi transformado em ônibus trio elétrico e outro em trem. Algumas raridades ainda permanecem com Pericar, como o Metropolitana 1970 e Caio Gabriela 1979. Todos estes ônibus são símbolos da história educacional de São Gonçalo e do transporte brasileiro. O modelo da carroceria Metropolitana, por exemplo, é último modelo que se tem notícia da série 1970. Devido à sua extrema raridade, sua preservação e restauração é esperada com grande anseio pelos amantes de ônibus antigos.

Ônibus transformado em trenzinho.

Ciferal Tocantins 1978 - vendido para Queimados
Ciferal Tocantins 1978 - transformado em Trio Elétrico
Ciferal Tocantins 1978 - vendido para uma igreja de Nova Iguaçu – fez rota 10 e 13

Metropolitana 1970 - resistindo bravamente nos dias atuais. Sua preservação e restauração é esperada com grande anseio pelos amantes de ônibus antigos.





Sobre o Autor:

 José Eduardo Testahy dos Santos Júnior
José Eduardo Testahy dos Santos Júnior estudou no Colégio São Gonçalo entre 1993 e 2006. Busólogo e graduando em Psicologia na Universidade Estácio de Sá. Nas horas vagas escreve em seu site, www.testahy.com.br.  Facebook: José Eduardo Testahy

{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito legal, época boa. Kkkkkkkk no. Relembrar

    ResponderExcluir
  2. Poxa ki história linda.
    Estudei lá em 81,82,83,84.
    Participei dá banda.
    Participei do curso de salão com professor Galo enfim só lembranças Maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei nessa época também,em 80,81,82,83, o no curso IMPACTO, época do professor de química e coordenador JOSÉ NILSON .

      Excluir
  3. Pegava a Rota 4 e participei da Banda comandada pelo Sargento. Velhos tempos! O Colégio acabou? Não moro mais em S Gonçalo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -