10.4.14



            Sim, os chineses querem quebrar a hegemonia do Google no Brasil. O país será o quinto território a contar com os serviços do Baidu – O nome Baidu originou-se do poema mandarim homônimo de Xin Qiji, escrito durante a Dinastia Song, feito há 800 anos, significa "busca da perfeição". Até agora, além da China, ele só tem páginas dedicadas a pesquisas no Japão, Egito e Tailândia. Relevante mesmo, contudo, ele só é na China, onde responde por 78% das buscas feitas por 513 milhões de usuários de web.


Mapa da China

            Número um em buscas na China, a Baidu foi fundada no ano 2000 por Robin Li, Eric Xu e em 2014 já é o quinto maior site do mundo, além de ser o segundo maior buscador do planeta. Na bolsa de valores de Nova York desde 2005, a empresa anunciou em São Paulo o início das suas atividades no Brasil.

            O Baidu é o segundo buscador mais usado no mundo em desktops, com 16,49% de participação, de acordo com dados da Net Applications. O Google lidera o segmento com 71,04%. Já nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o Google detém 91,05% de participação seguindo por Yahoo (5,26%), Bing (2,48%) e Ask (0,34%), enquanto o Baidu está na quinta posição com 0,21%.

Evento em São Paulo da Baidu Fonte: http://tecnoblog.net/

            O Baidu é popular justamente no gigantesco mercado chinês, mas a empresa acredita ter potencial para expandir seus negócios para outros países, sendo o Brasil peça-chave neste plano.

            Só que a estreia em terras tupiniquins é um tanto quanto estranha. A empresa está trazendo o Hao123, uma espécie de diretório de sites para usuários que estão começando a usar a internet agora (a versão brasileira já existe há algum tempo, na verdade, mas agora é oficial) e alguns aplicativos para Windows: o Baidu Antivirus, o PC Faster (para “limpeza” do sistema operacional) e o Spark Browser.

Spark Browser

            No evento, a empresa, que ocorreu em São Paulo,  justificou a aposta nestes aplicativos e a gratuidade de todos eles dizendo que, na fase inicial, a ideia é utilizá-los para conhecer melhor os hábitos dos usuários brasileiros. 


        Mas o que interessa mesmo é o buscador, cuja versão em português, de codinome “Alladin”, já está em testes, segundo os executivos da Baidu, e poderá inclusive contar com servidores no Brasil. Em um vídeo de aproximadamente quinze segundos, foi possível ver que, entre os seus recursos, estará a possibilidade de executar vídeos ou jogos sem sair das páginas de resultados.


Leave a Reply

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -