5.3.14



Hoje, sediado no Barreto, a Escola de Samba Unidos do Viradouro nasceu mesmo em 24 de junho de 1946 no Bairro de Santa Rosa, no quintal de Nelson dos Santos, o jangada, um apaixonado por samba.


A Unidos do Viradouro tem esse nome por causa do seu local de origem, na tradicional Rua de Santa Rosa a Dr. Mário Viana, próximo a Garganta, nome popular da subida do Morro da União.  Era lá que os bondes viravam, faziam o retorno. Por isso o nome Viradouro dos bondes.



A data de fundação 24/06 coincide com a data de comemoração de São João Batista, padroeiro da Cidade de Niterói e assim o santo foi adotado como padroeiro da escola.

Não demorou muito para que a escola mudasse para uma nova padroeira, Nossa Senhora da Auxiliadora, pois ali bem pertinho ao lado do Colégio Salesiano foi erguida uma basílica e nas proximidades, no alto do Morro do Atalaia um monumento para santa inaugurado em 1900. E assim a cor azul do manto e o rosa das vestes foram adotadas como as cores oficias da Unidos do Viradouro.

Quis o destino que as cores azul e rosa fossem substituídos pelo vermelho e branco com a falência do principal fornecedor de tecido da escola. A escola teve que recorrer a outros fornecedores que não chegavam à tonalidade do rosa da escola.  Antigamente as escolas usavam muito cetim nas roupas e na decoração dos carros. O respeito às cores da escola na hora do desfile imperavam naquele tempo. Sem a tonalidade correta os adversários acusavam a Viradouro de desfilar com roupas e alegorias feitas com tecidos reaproveitados de carnavais anteriores. Logo em 1971 o primeiro ano da mudança de cores a escola foi campeã e isso foi muito positivo, pois a escola passou por um jejum de títulos de 1966 até 1970.

Em Niterói, a escola desfilou pela primeira vez em 1947 conquistando o quarto lugar no carnaval de Niteroi. O primeiro título saiu em 1949 com o enredo Ararigbóia. De 1947 a 1963 a Viradouro conquistou 10 campeonatos e só não venceu por quatro vezes.

 Por duas vezes a Viradouro passou pelo carnaval carioca. A primeira vez por dois anos para se esquecer,  1964 e 1965 onde os resultados ruins e o atraso nos desfiles na Praça Onze fizeram com que ela voltasse a competir em Niteroi em 1966. Mas depois de conquistar 18 títulos no carnaval de Niterói a unidos do Viradouro decidiu desfilar no carnaval carioca a partir de 1986. O ponto mais ato na sua trajetória no carnaval carioca foi o título em 1997 no Grupo Especial com o enredo “Trevas! Luz! A explosão do Universo” do carnavalesco Joazinho Trinta.

A Unidos do Viradouro pode ter nascido em Niterói, mas com a mudança para Barreto, um bairro bem na divisa com o município de São Gonçalo conquistou também o coração dos gonçalenses.

Então niteroienses e gonçalense podemos gritar:


PARABÉNS UNIDOS DO VIRADOURO POR ESSA CONQUISTA!




      Sobre o Autor:

Alex Wölbert Alex Wölbert é colaborador do Blog Tafulhar. Considerado um dos maiores cronistas do Leste Fluminense, sobretudo, acerca da cidade de São Gonçalo-RJ. Faz parte do Projeto Recicla Leitores. Facebook: Alex Wölbert

Leave a Reply

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -