2.2.14

MEMOR-SG/Sinésio Cavalcante. Prof. Helter Barcellos discursando no Colégio Orlando Rangel, 
O Doutor e Professor Helter Jerônimo Luiz Barcellos, natural da cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais nasceu à 30 de setembro de 1936.



Fez os cursos primário, ginasial e médio no Colégio São Gonçalo, em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, de 1943 a 1953. Foi bolsista da escola no período de 1946 a 1948.

Cursou Direito na Faculdade de Direito de Niterói, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, de 1954 a 1959. Fez curso de Pedagogia na Faculdade Fluminense de Filosofia, Ciências e Letras, atual Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense de 1963 a 1967.

Cursou mestrado em Educação, campo de concentração de Aconselhamento Psicopedagógico, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de 1972 a 1973. E também cursou mestrado em Educação, campo de concentração em Psicopedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, de 1974 a 1975.

Lecionou na rede particular de ensino do município de São Gonçalo, de 1943 até 1995, nos colégios Orlando Rangel, Nossa Senhora da Paz, Santa Catarina e São Gonçalo, ministrando aulas de Inglês, Psicologia, Sociologia, Didática e Prática de Ensino.
Lecionou Português e Cultura Brasileira no Internacional Center for Language Studies, em Washington (DC), nos Estados Unidos da América do Norte, no ano letivo de 1967.

Foi professor concursado da Universidade Federal Fluminense, de 1967 até 1992, tendo se aposentado na categoria de professor adjunto IV. Lecionou as disciplinas de História da Educação e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação.

Atualmente se dedica à pesquisa histórica e a ministrar aulas de história de São Gonçalo no Memor- Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais, do qual é fundador.

Fundou e organizou também o Colégio Auxiliadora, em São Gonçalo. Organizou e foi o primeiro diretor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, de 1973 a 1975.

Foi presidente do Conselho Estadual de Educação e Cultura de Niterói e foi o seu primeiro secretário (de 1975 a 1977).

Participou da organização da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense
e foi seu primeiro diretor de 1969 a 1970.

Foi chefe de departamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense por dez anos, de 1980 a 1989.
Foi diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal Fluminense, de 1978 a 1980.

Foi presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, de 1976 a 1979.

Organizou e foi presidente por vinte e cinco anos da Aliança Francesa de São Gonçalo.

Organizou e vem presidindo desde 1961 o Icebeu - Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, de São Gonçalo - Estado do Rio de Janeiro.

Vem atuando como diretor de ensino, desde janeiro de 1961 o Colégio São Gonçalo, em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro.
Fundou em 1991, o Memor- Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais do qual é sócio ativo até a presente data.

É fundador, em setembro de 1974, da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, ocupando a cadeira que tem como patrona Maria Estephânia Melo de Carvalho.

É membro honorário do Instituto de Histórico e Geográfico de São Gonçalo; e membro fundador da Academia Fluminense de Educação.

Presidente do Rotary Club de São Gonçalo nos períodos 2012/2013 e 2013/2014.

Leave a Reply

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -