7.1.14

Único Relógio de sl vertical com duas faces no mundo fica em São Gonçalo

Alex Wölbert*

          Um dia, um homem chamado Albert Einstein falou para o mundo que o tempo é relativo. E é mesmo! Dependendo da agitação do dia, notamos bem essa confirmação e a surpresa quase sempre vem com uma frase de espanto – “Hoje tempo voou!” ou “Essa hora não passa!”.
          Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que o tempo para os nossos antepassados passava lentamente. Comparando a nossa correria dos dias de hoje, onde corremos, corremos para na maioria das vezes não chegar a lugar nenhum. Quer felicidade maior do que pegar um bonde em Niterói e ver o tempo passar, apreciando a paisagem até a quadragésima parada? Só mesmo em uma época com tamanha calmaria, para que uma simples contagem das paradas do bonde viessem a dar o nome ao bairro Parada 40. Inimaginável, para uma época onde fazemos tudo ao mesmo tempo. Assobiar e chupar cana é questão de sobrevivência nos dias de hoje, exigindo das pessoas que façam mais e melhor em menos.





          É no bairro Parada 40 que encontramos na Praça Ayrton Senna, um monumento que não existe em nenhum lugar do mundo. Um privilégio de gonçalense que a maioria não conhece. Por conta do famigerado corre-corre, não há tempo para apreciar, nem mesmo por cinco minutinhos.



Décio Machado - criador do relógio de sol vertical com duas faces
          Inaugurado em 30 de setembro de 1990, o monumento foi construído pelo escritor e artista plástico Décio Machado, com seus próprios recursos, em homenagem ao centenário da emancipação política e administrativa do município. É o único relógio de sol vertical com duas faces do mundo.
          O relógio de sol foi uma das primeiras descobertas humanas, datando de 5.000 anos a.C pelos chineses. O relógio goncalense, com as suas duas faces, representam a cultura chinesa e Grécia antiga, e a outra a cultura Egípcia.
          Por conta de depredação de uma minoria que não valoriza o patrimônio da cidade, foi preciso a restauração em dezembro de 2010, com reinauguração do monumento.
          Então, meu amigo, independente do seu dia, sendo ele uma correria ou uma calmaria, tire um tempinho para valorizar a história e o patrimônio da sua cidade. Com paixão e respeito, faremos uma São Gonçalo melhor para todos.
A HORA É ESSA !!!


Sobre o Autor:

Alex Wölbert Alex Wölbert é colaborador do Blog Tafulhar. Faz parte do Projeto Recicla Leitores. Facebook: Alex Wölbert

Leave a Reply

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -