2.5.13


O conceito de idoso é bem plural pelos seus mais diversos sentidos.

A Organização Mundial da Saúde - OMS - define a população idosa como aquela a partir dos 60 anos de idade, mas faz uma distinção quanto ao local de residência dos idosos. Este limite é válido para os países em desenvolvimento, subindo para 65 anos de idade quando se trata de países desenvolvidos. 

Faz-se necessário conhecer as características do idoso brasileiro, que configura um contingente de quase 15 milhões de pessoas em 2000 para mais de 20 milhões em 2010. Nesse sentido, propor políticas públicas específicas para este grupo etário é muito importante. 

No Estado do Rio de Janeiro, temos, no ano de 2010 cerca de 2 milhões de idosos.

Agora, como se descobre que um território possui uma população de idosos considerável?

É simples, basta obter o número de pessoas acima de 59 anos de idade e dividir pelo total de habitantes daquele território.
Como assim? Vou Explicar. Vamos pegar os municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro.

Podemos observar, na tabela acima, que o município do Rio de Janeiro possui a maior população de idosos do Estado, com cerca de 940 mil idosos. Em seguida vem o município de São Gonçalo com cerca de 120 mil idosos. Contudo, essa informação apenas mostra que há uma correlação entre maior população e maior número de idosos. Ou seja, territórios com maior número de pessoas provavelmente terão maior número de idosos (não é uma regra). Não diz muita coisa.


Quando utilizamos a fórmula: idosos/Total, podemos analisar melhor o objeto. Podemos ver que, o percentual de idosos independe da grande quantidade de habitantes. Vai depender da quantidade de idosos em relação à população total. 

O município de Italva é a cidade mais envelhecida do Estado. 17,4% da população de idosos. Ou seja, a cada 100 pessoas 17,4 são de idosos. O percentual de idoso muito elevado normalmente esta associado à qualidade de vida que aquela região proporciona. 

São Gonçalo, que é a 2ª cidade com mais idosos, em números absolutos, no Estado e tem apenas 12% da população de idosos. A cada 100 pessoas 12 são de idosos.

E se formos mais longe? Como seria o município de São Gonçalo por bairro? Quais seriam os bairros mais idosos? Quer descobrir? Vamos lá!


O Bairro com maior percentual de idosos é o Estrela do Norte (19,51%), seguido do Camarão (19,43%), Zé Garoto (17,83%), Venda da Cruz (17,52%) e Brasilândia (17,29%).

A cada 100 moradores que residem no Estrela do Norte quase 20 são idosos. Indo mais além, de 5 pessoas 1 é idosa no Estrela do Norte.

No mapa acima, podemos visualizar os bairros, com coloração mais escura, contendo o maior percentual de idosos.

Tabela contendo as informações de todos os bairros de São Gonçalo e dos municípios do Estado do Rio de Janeiro:







*Publicado originalmente no dia 30 de abr. de 2013 no Blog do Vovozinho www.blogdovovozinho.blogspot.com.br



Sobre o Autor:


Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é  editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.

{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. Wilson, informações bastante relevantes (espero que chegue até o Mulim e sua assessoria!). Uma tendência interessante de se investigar seria o número de idosos economicamente ativo ainda. è sabido que muitos, mesmo após a aposentadoria, continuam trabalhando para complementar a renda e arrimar a família.

    Cordial abraço,

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Anderson, Contudo, só consigo esses dados por Município e não por bairro.

      Excluir
    2. Parabéns pelo trabalho Wilson!!!

      O IBGE já liberou os dados por setor censitário, assim você já consegue fazer suas análises por bairro.

      Bjs,

      Viviane Alcântara.

      Excluir
    3. Viviane! Quanto tempo! É verdade, os dados do censo 2010 já foram divulgados, contudo, os resultados amostrais, dos quais a renda está inserida, não consigo desmembrar por bairros... apenas por municípios... Quando terei a honra de possuir um artigo seu aqui?

      Excluir
  2. Uma outra observação é que a grande concentração está em bairros centrais e não periféricos... Interessante.

    ResponderExcluir
  3. Setembro de 2017 e esse artigo continua útil!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -