24.2.13


            Lavoura Arcaica é um filme brasileiro de 2001 (ver filme), um drama. Lavoura é um antigo prefeito de São Gonçalo que era arcaico, antiquado, não coube nunca no modelo de político. Joaquim de Almeida Lavoura era arcaico do ponto de vista de todos talvez, possamos excluir seus amigos e o povo de São Gonçalo.


            Pensei em fazer essa brincadeira com o nome de Lavoura, a palavra arcaica e o nome do filme por uma ideia bastante simples. A vida de Lavoura em si, daria um bom filme. Desses que talvez pudessem soar como “autoajuda”, mas, talvez, fosse um bom tema de autoajuda para políticos em estágio terminal de politiqueiras vagabundensis, doença que vem matando a golpes sangrentos de machados bárbaros os últimos frangalhos de moralidade e esperança do povo além de ter despertado desesperados casos de nostalgia política de uma época onde existiu um prefeito que pegava no cabo da enxada para explicar como queria fazer as coisas.


           No último dia 18 de fevereiro de 2013, o prefeito Neilton Mulim declarou por meio do decreto 026 que o sobredito será considerado o ano do “Centenário do Nascimento do Prefeito Joaquim Lavoura”. Entre os argumentos propostos se encontra em destaque além de sua vida política: três vezes prefeito de São Gonçalo, dois como vereador e ainda um como deputado estadual e, o mais importante, Lavoura é considerado um exemplo no trato da coisa pública de forma que “fê-lo merecedor da admiração de contemporâneos e pósteros, sendo ainda hoje lembrado, apesar de ter falecido em 12 de novembro de 1975”, palmas para o senhor prefeito.


            Verdade seja dita. A política gonçalense é toda ela dividia entre os anos anteriores e posteriores a Joaquim de Almeida Lavoura, ou o Vereador de Tamanco, ou ainda, o cara estranho, arcaico, que não tinha nenhuma pinta de político, mas que sabia fazer política e honrar seus compromissos. Para o povo e com o povo, assim Lavoura fez e é dessa maneira que ele é lembrado. Onde muitos são lembrados ao som de onomatopeias de nojo, Lavoura foi arcaico, antiquado, obsoleto e retrógrado. Ainda bem.




Fonte das Imagens: Internet (sites variados e Memoria de São Gonçalo).

Sobre o Autor:
Luciano Campos Tardock Luciano Campos Tardock é colaborador do Blog Tafulhar. Formado em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em História Moderna pela UFF e Mestre em História do Brasil também pela Universidade Salgado de Oliveira.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Interessante a forma de ver.
    Lavoura é destaque não por sua excepcionalidade absoluta, mas porque esteve - e seu exemplo ainda está - acima da média dos políticos que nós conhecemos.
    Talvez se outros fossem tão honestos e trabalhadores, Lavoura seria apenas mais um.
    Infelizmente a banda não tem tocado desse jeito.
    Pegar na enxada e na picareta talvez não sejam os melhores qualitativos. Mas amar a cidade e, principalmente o povo, como ele amou, isso sim fazia a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o ilustre Joaquim Lavoura,vei a Laje do Muriaé, algumas vezes ,também em Niterói nos encontramos. Éramos amigos,incluindo neste relacionamento político o Ex Governador Jeremias Fontes.Lavoura era uma figura ímpar e aqui,também, era admirado e querido por sua honestidade e espírito comunitário...Que Deus o tenha...

      Excluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -