27.11.12

Ilustração: Tafulhar.blogspot.com


De acordo com o dicionário, uma das definições de patrimônio é “o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, uma herança comum”. Historicamente, patrimônio pode ser definido como tudo que se “refere a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico”.


Entretanto, tomando como foco o município de São Gonçalo, é incrível como seu passado, sua história, seus símbolos, seus personagens importantes e a trajetória histórica dentro do estado e país. Para sermos mais específicos, poderíamos fazer alguns breves comentários sobre patrimônio material municipal. Como foi tratado o Palacete do Mimi? Foi tratado com total descaso pelos órgãos competentes. Outro exemplo é a Fazenda Engenho Novo que pertenceu ao Barão de São Gonçalo e, posteriormente, ao conhecido Coronel Serrado, sendo abandonada até ruir quase que totalmente e por fim, talvez um dos poucos bens históricos que recebeu algum cuidado nos últimos anos (ainda que tenha permanecido abandonada durante a década de 60 e 70), a Fazenda Colubandê, que vinha sendo administrada pelo Batalhão Florestal já se encontra em total estado de abandono, como foi noticiado em matéria recente do jornal “O São Gonçalo”.

Para finalizar, fica em aberto o debate com a comunidade e o apelo para que a nova administração faça algo pela memória do município. Restaure suas obras, suas casas antigas, as mantenha de pé por que são elas que irão compor algo além da memória, mas sim a identidade do povo gonçalense, criando por fim um espírito de afinidade que até então nunca foi visto nessas terras.
 
 A Imagem da esquerda, tela de Paulo Nunes dá década de 60 retratando o Palacete. Na direita, antigo recorte de jornal com uma foto de baixa qualidade do Palacete.

 Imagens do site Portal Web Sg (www.webguiasg.com.br) apresentando as ruínas do antigo Palacete.


             Imagens da Casa da Umbanda "Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade", em São Gonçalo (1908-2012). Berço histórico da Umbanda no Brasil. A casa foi construída por volta de 1908 e demolida em 2012. Ficava na Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo. Fato interessante: Os moradores da localidade sequer conhececiam a história muito menos seu valor sociocultural*.




Sobre o Autor:
Luciano Campos Tardock Luciano Campos Tardock é colaborador do Blog Tafulhar. Formado em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em História Moderna pela UFF e Mestre em História do Brasil também pela Universidade Salgado de Oliveira.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Parabéns Luciano e Wilson pela postagem. Somente conhecendo o passado que podemos construir um futuro melhor.

    Abs,

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. A história do Palacete do Mimi é muito triste. Espero que isso não aconteça com outros patrimônios da cidade...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luciano,

    Ótima postagem sobre o patrimônio de nossa cidade...Quando vim para São Gonçalo me apaixonei pela história do Palacete do Mimi, uma pena não ter visto nem as ruínas desse palacete.

    Alex

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -