10.6.12


O IBGE divulgou, recentemente, mais informações a respeito do Censo demográfico 2010. Agora, o censo revela as características entorno dos domicílios urbanos.

O objetivo da pesquisa é fornecer um quadro de informações, em nível municipal, sobre as características dos logradouros[i] onde se localizam os domicílios urbanos no País.

As características pesquisadas dos logradouros fornecem, pela primeira vez de modo sistemático, um quadro sobre as  características  associadas  à  infraestrutura  urbana,  com  destaque  para  aspectos relacionados  à  circulação  e  ao  meio  ambiente,  especificamente:  identificação  do logradouro,  iluminação  pública,  pavimentação,  calçada,  meio-fio/guia,  bueiro/boca de lobo, rampa para cadeirante, arborização, esgoto a céu aberto e lixo acumulado nos logradouros. 

Neste sentido, aproveitamos para visualizar as informações sobre as características entorno dos domicílios para o município de São Gonçalo (RJ), comparando com o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro:


No  Gráfico abaixo,  verificou-se  que  as  características  urbanísticas  do  entorno  das moradias urbanas situadas no município de São Gonçalo (RJ), investigadas no Censo Demográfico 2010, apresentaram incidência elevada de:

  • Iluminação pública 95,6% (Brasil - 96,3%; Rio de Janeiro - 95,1%);
  • Pavimentação (61,7%) (Brasil - 81,7%; Rio de Janeiro - 83,4%);
  • Meio-fio/guia (59,5%) (Brasil - 77,0%; Rio de Janeiro - 78,5%). 
 
Com os percentuais mais baixos encontravam-se:

  • Rampas para cadeirante, com 4,4% (Brasil - 4,7%; Rio de Janeiro - 5,8%). 

As características relacionadas ao meio ambiente (Péssimos resultados em São Gonçalo):
  • Lixo acumulado nas ruas (14,3%)  (Brasil - 5,0%; Rio de Janeiro - 6,1%)
  • Esgoto a céu aberto (18,9%) (Brasil - 11,0%; Rio de Janeiro 7,0%).

A presença de bueiro/boca de lobo foi de 35,3% (Brasil - 41,5%; Rio de Janeiro - 67,5%).

Para os demais quesitos -  Identificação do logradouro e arborização - , os percentuais de ocorrência encontravam-se no intervalo de 55% e 35%, respectivamente (Brasil  70% e 60%; Rio de Janeiro 68% a 60%)

  

Dicionário

Domicílio particular permanente
Considerou-se como domicílio particular permanente aquele construído para servir, exclusivamente, à habitação e, na data de referência, tinha a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas.

Identificação do logradouro
Existência de algum  elemento  visível  com  o  nome  do  logradouro,  como  placa  oficial  ou  outra forma de identificação.

Iluminação pública
Existência de pelo menos um ponto fixo (poste) de iluminação pública.

Pavimentação
Existência de pavimentação, ou seja, cobertura da via pública com asfalto, cimento, paralelepípedos, pedras etc.

Arborização
Existência de arborização,  ou  seja,  existia  árvore  ao  longo  do  calçada/passeio  e/ou  em canteiro que divida pistas de um mesmo logradouro, mesmo que apenas em parte.
Considerou-se também a arborização quando existente em logradouros sem pavimentação e/ou sem calçada/passeio.

Bueiro/boca de lobo
Existência de bueiro ou boca de lobo, ou seja, abertura que dá acesso a caixas subterrâneas, por onde escoam a água proveniente de chuvas, as regas etc. Bueiro/boca de lobo não se confunde com tampões para acesso a galerias subterrâneas.

Lixo acumulado nos logradouros
Existia local de depósito e acúmulo de lixo. A existência de caçamba de serviço de limpeza não foi considerada como lixo acumulado em via pública.

Esgoto a céu aberto
Existência de vala, córrego ou corpo  d’água  onde  habitualmente  ocorria  lançamento  de  esgoto  doméstico;  ou valeta, por onde escorria, na superfície, o esgoto doméstico a céu aberto.

Meio-fio/guia
Existência de meio-fio/guia, ou seja, borda ao longo do logradouro. 

Calçada
Existência de calçada/passeio, ou seja, caminho calçado ou pavimentado, destinado à circulação de pedestres, quase sempre mais alto que a parte do logradouro em que trafegam os veículos.

Rampa para cadeirante
Existência de rampa, ou seja, rebaixa-mento da calçada ou meio-fio/guia, geralmente nas proximidades das esquinas, destinado especificamente para dar acesso a pessoas que utilizam cadeira de rodas. Não foram consideradas rampas para acesso de veículos.


[i] Logradouro é uma área pública de circulação de pessoas, veículos e mercadorias, reconhecida pela comunidade e, na maioria das vezes, associada a um nome de conhecimento geral.



Referências Bibliográficas

IBGE. Censo demográfico 2010: Características Urbanísticas Entorno dos Domicílios. ISSN 0104-3145, Rio de Janeiro, p.1-175, 2010




Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.


{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Wilson, fazendo um link com seu post anterior sobre áreas verdes, quais os percentuais regional e nacional para arborização? Vendo esse baixo índice (34,9%) acredito que haja correlação direta com a forma de rede elétrica(aérea)que utilizamos. Este tipo de rede inibe os moradores a plantar árvores em suas calçadas e usufruir dos benefícios que uma rua arborizada pode oferecer.

    Cordial abraço,

    AS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,

      A arborização em São Gonçalo, como vc já mencionou está em torno de 35% das casas urbanas.

      No Estado do Rio de Janeiro chega a 60% das casas urbanas.

      No Brasil em torno de 60% dos domicílios particulares permanentes.

      Se houver interesse, posso gerar um cartograma contendo o percentual de áreas arborizadas no Rio de Janeiro por municípios.

      Abraços

      Excluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -