26.5.12




A frota circulante de veículos no Brasil cresceu 9% em 2011/2012, atingindo 70,9 milhões de veículos, segundo registro administrativo elaborado mensalmente pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN. O volume inclui automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas.

Com 50,1%, a região Sudeste detém a maior porcentagem de veículos no Brasil. Em seguida surge a Região Sul (20,4%), seguida pelas regiões Nordeste (15,2%), Centro-Oeste (9%) e Norte, com 4,6%.  Quando observamos a frota de veículos Emplacados, por ano de fabricação, 50% dos veículos têm mais de 10 anos, no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro  55% dos veículos estão acima dos 10 anos de fabricação.

E em São Gonçalo? Como é?
 
A frota de veículos das maiores cidades aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos, segundo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito. No entanto, a infraestrutura das cidades parou no tempo e atrapalha a vida dos motoristas e pedestres. 

Em São Gonçalo (RJ), por exemplo, percorrer um trecho de cerca de 20 quilômetros entre o centro de Alcântara (SG), na Rua Dr. Alfredo Backer até o Centro da cidade de Niterói, pode levar mais de 1 hora e meia. Nos horários de pico, é quase impossível trafegar pelas principais vias.
Fonte: Google Map
 
Não obstante ao crescente número de veículos das ruas, as cidades não foram preparadas para receber esse fluxo. As cidades não foram planejadas para esse crescimento do fluxo de veículos. As ruas são estreitas e a dificuldade de circulação é um problema.
 
Fonte: DENATRAN

























Dados do Departamento Nacional de Trânsito mostram o aumento da frota de carros na região. Em janeiro de 2002, São Gonçalo tinha 71.108 automóveis circulando pelas ruas. Atualmente, em janeiro de 2012, são 140.987. Ou seja, A frota de automóveis quase que dobrou em 10 anos. Possui a 3ª maior frota de carros no Rio de Janeiro, atrás da cidade do Rio de Janeiro e Niterói.

As informações que mais saltam aos olhos foram o número de motocicletas que em 2002 havia 6.351 e saltou para 33.117 de motocicletas em janeiro de 2012. Isso representa 4 vezes mais motos que em 2002. Tem a 2ª maior frota de motos no Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.

E os ônibus?

Em janeiro de 2012, foram computados 4.665 ônibus em São Gonçalo. O que isso representa? É muito? É pouco?

Ranking da Frota de veículo de ônibus, Brasil janeiro de 2012.


 É a 16ª cidade do país com a maior frota de ônibus. Significa dizer que a frota ônibus em São Gonçalo é superior a muitas capitais do Brasil.

Numa grande cidade, entre todos os setores que consomem combustíveis fósseis, o setor de transporte rodoviário é um dos mais importantes. Então, além de ser grande responsável pela poluição local, emitindo gases como o monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio, os óxidos de enxofre, os aldeídos e o material particulado, este setor é também responsável pela emissão de grande quantidade CO2.

Com isto, mostrar a importância do setor de transporte rodoviário nas emissões de gases de efeito estufa comparativamente com outros setores, torna-se crucial para a escolha de estratégias de mitigação e abatimento das emissões nas grandes cidades.

 Aqui vai um video bem interessante das ruas de São Gonçalo. na visão de quem dirige:






Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.


{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Uma das publicações mais interessantes, na minha opinião. Parabéns, Wilson!

    Tenho tido dificuldades para acompanhar o blog, mas tento prestigiar sempre que possível.

    Torço para que mantenha o bom trabalho, apesar de todas os percalços que devem existir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson,

    O elevado número de ônibus não se reflete em transporte público de qualidade, ao contrário, o que podemos perceber no dia a dia nas ruas é exatamente o excesso de ônibus vazios em uma determinada linha (mais rentável) e escasses com carros lotados em outras (menos rentável). Acredito que se o transporte público através de outros modais como o trem que nossa atual prefeita acabou de sepultar e/ou as barcas ligando a Praça XV aliviaria em muito o nosso trânsito.

    Grande abraço e parebéns pelo blog.

    Anderson Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,

      Concordo contigo. Muitos ônibus não significa ter um transporte de massa de qualidade. Como você ressaltou, São Gonçalo não possui um sistema viário planejado.
      Quais são as soluções? Podemos tecer sobre elas...

      Excluir
  3. A cidade vizinha Niterói que é bem menor que São Gonçalo, tem bilhete único municipal e a lei da gratuidade vale pra todos, estudantes,idosos e decifientes fisicos, coisa que aqui não tem, pois a Prefeita é amiga dos empresários de ônibus, como ja foi publicado no facebook, fotos do secretario de transporte do municipio, rindo e abraçando os donos das empresas rio ita e maua. Uma pouca vergonha, num municipio desses vetar lei de gratuidade nos onibus de 1 porta, os chamados microonibus pra estudantes e pessoas deficientes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -