16.4.12



Resumo:
Realizado anualmente, o Censo Escolar abrange todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). 

O Instituto que produz e dissemina o censo escolar é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia  vinculada  ao  Ministério  da  Educação (MEC).

Com base nas informações captadas no censol escolar, é atualizado o Cadastro Nacional de Escolas e são estabelecidas as políticas de correção dos desequilíbrios regionais e de promoção da equidade na oferta do ensino público, como os programas de Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola e o de Aceleração da Aprendizagem.

É a partir dos números do censo escolar que são calculados os repasses financeiros do governo federal para escolas públicas, municípios e estados por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e outros programas do Ministério da Educação. 

O censo escolar é uma ferramenta importante que pode ajudar a identificar e a evitar incoerências, como foi diagnosticado na reportagem no ODIA "a inexistência de 160 mil alunos na rede pública de ensino no Rio de Janeiro", como você pode ler nesta matéria do O DIA .

 **A matéria sobre educação, como é bastante extensa, será dividida em três ou quatro partes.

Objetivo do artigo: Utilizar os dados do Censo Escolar para descrever as condições de infraestrutura, tanto física como de recursos humanos, das instituições gonçalenses de ensino.


Segundo revelam os dados do Censo Escolar 2011, São Gonçalo (RJ) possui 212.168 mil alunos matriculados (sendo 70% na rede pública e 30% na privada) e 41.817 professores nas 453 escolas públicas estaduais, municipais e particulares das zonas urbana e rural divulgadas.
Fonte: Censo Escolar, 2011.




Fonte: Censo Escolar, 2011

Fonte: Censo Escolar, 2011

A infraestrutura das escolas



Investigou-se as dependências escolares; existência de biblioteca ou sala de leitura; Laboratório de informática e acesso a internet. No caso das dependências escolares, nota-se que grande parte das escolas municipais não possui bibliotecas. Quando a pergunta se expande para as salas de leituras o problema é maior, pois a maioria das escolas tanto públicas quanto privadas não possuem salas de leitura em suas dependências.  

A importância da biblioteca no contexto escolar, atendendo as exigências do currículo, incentivando  o hábito de leitura, desenvolvendo a capacidade da pesquisa, tratando assim, de aumentar o nível de conhecimento dos seus usuários. 

A sala de leitura é também importante como meio de fazer da escola um espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação, em todos os seus formatos e meios.

Fonte: Censo Escolar, 2011.

Fonte: Censo Escolar, 2011



Contudo, se formos olhar para as variáveis "laboratório de informática e acesso a internet", esse quadro muda e encontramos esses ítens em grande parte das escolas gonçalenses.

O objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada, agregando o acesso a internet a este conceito.

Fonte: Censo Escolar, 2011.

Fonte: Censo Escolar, 2011.



Referências:

LOPES, José Junio. A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA : NO AMBIENTE ESCOLAR. http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Microdados do Censo Escolar: Manual do Usuário. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Brasília, 2011.

VIEIRA, Ednar Maria Diniz. O Censo Escolar. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 156-163, jan./abr. 1999.



Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Sou estudante de biblioteconomia e sei como a Biblioteca é importante no desenvolvimento educacional e cultural dos alunos, formando leitores e auxiliando até na formação de caráter. Fico muito triste com os resultados do censo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -