25.3.12


Hoje irei disponibilizar o link contendo os setores censitários e os mapas cartográficos de São Gonçalo. É de grande utilidade para quem quer  fazer um trabalho escolar/acadêmico ou quem queira conhecer determinados lugares escondidos... Enfim, divirta-se!

O que é setor censitário?

É a unidade territorial criada para fins de controle cadastral da coleta no censo demográfico, por exemplo.

O setor censitário é a área de trabalho dos recenseadores (IBGE), que são agentes credenciados pelo IBGE para entrevistar as pessoas em suas residências. A área de trabalho da equipe responsável pela entrevista compreende quadras urbanas e/ou vilas rurais sorteadas em determinados setores censitários, como pode ser visualizado na figura abaixo.

O mapa do setor censitário serve para:

•  localizar-se durante o trabalho de campo;
•  identificar a área que deve ser percorrida e seus limites;
•  saber por onde começar, seguir e terminar o percurso. 


Fonte: (MS, 2001) Mapa das quadras de um setor censitário.
 O que é mapa cartográfico?

Os mapas municipais, elaborados em escalas topográficas, apresentam a cobertura completa do município, sua divisão distrital e os setores rurais. Os mapas de localidades, elaborados em escalas cadastrais, apresentam a cobertura das cidades e vilas, suas divisões intra-urbanas, os setores urbanos, escalas, latitude, longitude, etc...  É um excelente recurso para quem queira fazer trilhas, por exemplo.



Fonte: IBGE. Mapa  - São Gonçalo (RJ)

Veja alguns exemplos de setores censitários e mapas cartográficos para o município de São Gonçalo:
Setores censitários e mapas cartográficos de São Gonçalo (RJ)
View more presentations from wilsonuff.

 Ah, já ia esquecendo. Quem quiser baixar todos os setores censitários e mapas poderá acessar o link:  ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/censo_2010/mapas_de_setores_censitarios/RJ/ . 

Se quiser especificamente do município de São Gonçalo, terá que selecionar o código: 3304904.


 
Como se percorre a quadra no setor censitário?
Para fazer o percurso da quadra, a equipe deve orientar-se pelo mapa do setor censitário.
A equipe deve percorrê-la no sentido horário (isto é, dos ponteiros do relógio).  Neste caso, as casas do quarteirão nesta caminhada ficarão  sempre à direita de quem percorre a quadra. Assinalar com uma flecha o sentido do percurso na quadra. Se no quarteirão houver uma entrada pública (corredor de carros e/ou pedestres etc), entrar na mesma e percorrê-la, mantendo sempre as moradias à direita.
Se no quarteirão houver um prédio de apartamentos, percorrer os andares como se estivesse percorrendo uma vila, isto é, saindo do elevador ou, tendo terminado de subir pela escada, percorrer o andar sempre mantendo os apartamentos à direita. Iniciar preferencialmente pela andar térreo, não esquecendo o apartamento do zelador. (Fonte: MS, 2001)


Referências:

IBGE.  Censo Demográfico 2010: Aglomerados Subnormais primeiros resultados. Censo demogr., Rio de Janeiro, p.1-259, 2010. ISSN 0104-3145.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Projeto SB2000: Condições de Saúde Bucal da População Brasileira no ano 2000. Brasília, 2001.


Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.

Leave a Reply

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Sugestões

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Translate

Localizar no Tafulhar

Recomende em

Seguidores

Google+ Followers

Receba notícias por e-mail

Postagens Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

addthis

- Copyright © Tafulhar -Tafulhar -